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Guia prático de avaliação de cursos autoinstrucionais
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O Guia Prático é um instrumento para avaliar cursos auto instrucionais, que pode ser utilizado tanto por especialistas que respondem pela validação técnica destes cursos, como também por seus desenvolvedores. A utilização do guia é livre a qualquer instituição, solicitamos apenas que seja realizado o cadastro de identificação.
O instrumento foi criado por meio do projeto “Avaliação e Prospecção de Tecnologias WEB para a Educação Permanente em Saúde”, pelo Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (LEMTES), da Fiocruz Brasília, em parceria com o Ministério da Saúde.
Seu objetivo é apoiar a criação de módulos auto instrucionais na área da saúde e ser um instrumento para qualificá-los do ponto de vista ergonômico e pedagógico, a fim de ofertar uma experiência agradável e de fácil utilização ao público alvo.
Os cursos auto instrucionais são aqueles realizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sem a mediação de tutores, baseado no estudo autodirigido.
A avaliação é dividida em duas dimensões: ergonômicos e pedagógicos. Entende-se por avaliação ergonômica, a análise dos componentes relacionados à experiência de uso, à consistência, às funcionalidades, ao padrão visual e layout adequado e à proteção de dados, no intuito de promover uma boa interação entre usuário e tecnologia digital.
Entende-se por avaliação pedagógica, a verificação de aspectos pedagógicos referentes à coerência do curso, à flexibilidade, ao desenho instrucional, aos processos avaliativos e ao acesso aberto, que favoreçam um processo de ensino e aprendizagem centrado nas necessidades do aprendiz.